O QUE É O CURSO DE EDIFICAÇÕES?


  Técnicos em Edificações

 




           Onde poderá atuar
Em construtoras e indústrias de materiais para construção, bem como em fábricas de pré-moldados. Além disso, podem atuar também em áreas específicas, como na construção de estradas, trabalhando em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, assim como auxiliando no planejamento, orçamento, projetos, gerenciamento, controle e execução de obras.
·         Que tipo de atividades irá desempenhar
Em parceria com engenheiros civis, eletricistas e agrimensores, desenvolvem atividades tais como levantamento topográfico, elaboração de planilhas de orçamento e controle da obra, bem como supervisionam a execução de obras, providenciando suprimentos e serviços necessários para o andamento dos trabalhos. Podem desenvolver e elaborar projetos, seguindo normas e especificações técnicas fornecidas por superiores e encaminhando projetos para a aprovação dos órgãos competentes. Além dessas atividades, podem, inclusive, inspecionar a qualidade dos materiais e serviços, bem como realizar a apropriação de máquinas e equipamentos. De um modo geral, é o técnico em edificações que treina, coordena e efetiva o pagamento da mão-de-obra. Os técnicos em construção civil podem, também, vender produtos e serviços, elaborando propostas comerciais e demonstrando a viabilidade do produto ao cliente.
·         O que as empresas esperam de você
o    Que saiba utilizar a legislação trabalhista, para garantir os direitos e deveres dos trabalhadores envolvidos no projeto que esteja coordenando.
o    Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas.
o    Que busque realizar os serviços de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, para evitar acidentes e garantir a qualidade dos serviços executados.
·         Como deve se preparar
Para ser um técnico em construção civil (edificações) é necessário fazer um curso técnico, seja em edificações ou em outras modalidades da construção civil. Fique atento, pois os cursos deverão ser feitos em instituições de formação profissional e escolas técnicas que tenham registro no CREA. Vale destacar que, segundo a Lei Federal 9.394/96 – LDB, o aluno poderá cursar o ensino médio e, concomitantemente, fazer o curso técnico.
·         Conhecimentos enfatizados
Serão oferecidas durante o curso disciplinas básicas, como desenho de construção civil, leitura e interpretação de projetos, além de técnicas de segurança do trabalho e preservação ambiental, elaboração de orçamentos e planilhas de controle de previsão de consumo de materiais para o desenvolvimento de uma obra, controle tecnológico e laboratório. Portanto, você deverá aprender a utilizar normas, métodos e procedimentos estabelecidos para a construção civil e programas específicos de computador para desenhar projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário